FLOTAÇÃO

Um dos principais processos de separação de minérios é a flotação. O minério moído será separado entre rejeito e espécie valiosa através de reagentes químicos que alterem as propriedades de sua superfície fazendo com que algumas partículas se tornem hidrofóbicas e outras hidrofílicas. Esses reagentes são classificados em modificadores, coletores e espumantes.








Coletores Especiais

Coletores Especiais: ditiofosfato de sódio, tionocarbamatos, tionofosfatos, mercaptobenzotiazol de Sódio (MBTNa), entre outros - Reagentes especiais utilizados na flotação de minerais sulfetados tais como Au, Cu, Ni, entre outros.


Coletores

Coletores: Amil Xantato de Potássio (PAX), Etil Xantato de Sódio (SEX), Isobutil Xantato de Potássio (SIPX) e Isobutil Xantato de Sódio (SIBX) – Reagentes tradicionais utilizados na flotação de minerais sulfetados tais como Au, Cu, Ni, entre outros.


Espumantes

Espumantes: Poli-propileno glicol (INT 250, INT 400) e espumante a base de álcool (INT 102) – Os espumantes são estabilizadores de bolhas utilizados para reduzir a tensão superficial entre bolha de ar e partículas. Os diferentes tipos de espumantes possuem características específicas de estrutura sendo uns mais fortes e outros mais fracos.


Modificadores

Modificadores: Sulfato de Cobre, Hidrosulfeto de sódio, Pirosulfito de Sódio (IUPAC) – São produtos complementares que auxiliam os principais reagentes no processo de flotação. Alguns são sulfetizantes enquanto que outros são dispersantes de partículas finas.

contato@interfusao.com.br
Rua Apeninos, 429 - 10° Andar - Cj. 1007
Cep 01533-000 - Aclimação - São Paulo/SP - Brasil

INTERFUSÃO © 2013. Todos os Direitos Reservados